O QUE VOCÊ DESEJAR, O QUE VOCÊ QUISER, EU ESTOU AQUI PRONTO PARA SERVI-LO . 2003 - 2004

bannerEu bordei num trabalho: “O que você desejar, o que você quiser, eu estou aqui pronto para servi-lo.”. É uma relação servil, mas é você quem escolhe.
Leonilson

 

Este título, referente a uma obra do artista plástico Leonilson, serve como ponto de partida para uma investigação das relações entre performer e público.
Que relação o título propõe? Quem está a serviço de quem? Qual discurso de relações de poder se estabelece entre performer e público?
A obra aqui se completa a partir da presença do outro. O público não habita o espaço da performance passivamente, mas é responsável pela ocupação deste vazio relacional que se estabelece. Antes participante que espectador, dele dependem os rumos, a qualidade, o sentido mesmo do encontro.
Nesta proposta, cada performer receberá um participante por vez, numa exploração conjunta da arte como discussão de relações de poder, identidade e desejo.

FUNCIONAMENTO

O que você desejar... acontece em uma casa, apartamento, hotel, galeria ou centro cultural. Cada performance ocupa um ambiente separado, recebendo um participante por vez por aproximadamente cinco minutos.
As performances se realizam com diferentes abordagens cênicas, plásticas e/ou audiovisuais que buscam aproveitar as características específicas do lugar e suas possibilidades no estabelecimento de um jogo.
O número de performers envolvidos depende da estrutura do evento e local, variando de um a dez.
O trabalho pode também ser desenvolvido como uma residência com artistas. A duração total do evento é de seis horas em um dia, ininterruptamente, ou quatro horas por dia durante dois ou três dias.

idealização e concepção geral
Cláudia Müller
concepção, criação e performance
Alex Cassal, Astrid Toledo, Cláudia Müller, Dani Lima, Flavia Meireles, Laura Sämy, Löis Lancaster, Micheline Torres e Wagner Schwartz (artistas que já participaram em performances do projeto)

APRESENTAÇÕES

. Espaço Bananeiras (Rio de Janeiro - RJ) - setembro de 2003 e fevereiro de 2004

. Festival A8 - Artes em Curso (Torres Vedras - Portugal)- outubro de 2003

. Panorama Rioarte de Dança (Rio de Janeiro - RJ) - novembro de 2004