Cláudia


É artista-etc1 com projetos desenvolvidos em dança, performance, vídeo e instalação. Investiga as poéticas e políticas do encontro, os modos de visibilidade da dança contemporânea e as relações entre arte e cotidiano. Mestre em Artes pela UERJ (2012). Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Sua formação artística inclui balé clássico, dança contemporânea e performance. Atuou em cias. de dança em SP, RJ e na Alemanha (1990-2000). Em 2000 começou a desenvolver seus próprios trabalhos, apresentados em festivais e centros de arte no Brasil (Panorama de Dança/RJ, Mostra SESC de Artes/SP), Argentina (Festival de Danza de Buenos Aires), Chile (Escena Doméstica, Festival UARCIS/Santiago), Colômbia (Festival de Danza Contemporánea/Bogotá), Espanha (In-Presentable/Madrid, BAD/Bilbao, La Laboral Escena/Gijón, ARTIUM/Vitoria), Marrocos (On Marche/Marraquexe), e Portugal (Festival Al Kantara/Lisboa), entre outros.
Participou do programa Encontros 2005-2006 idealizado pelo Al Kantara (Lisboa) e Panorama de Dança, colaborando com a artista espanhola Cristina Blanco; do programa Abordajes Artísticos (2011), numa colaboração entre o Museo ARTIUM (Vitoria/Espanha) e Azala Espacio de Creación (Lasierra/Espanha) e do Lab Migraciones, idealizado por Artea e realizado no Matadero e Museo Reina Sofia (Madrid— 2011). Recebeu subsídios do Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007 para a realização do vídeo Fora de Campo e, do mesmo programa, anos 2012/2014, como orientadora da artista Clarissa Sacchelli. Foi contemplada nos editais de Montagem 2008 e 2011 da Secretaria da Cultura do Estado do RJ e no FADA 2012 (Fundo de Apoio à Dança da Secretaria Municipal de Cultura do RJ).

 

1 . Artista-etc, termo conceituado por Ricardo Basbaum, discute a natureza e a função do artista nos seus diversos papéis possíveis para além da produção de obras. Esta reflexão é apresentada no texto I love etc.-artists disponível em <http://www.e-flux.com/projects/next_doc/ricardo_basbaum.html>